Cobrança Agressiva

          Quem não conhece uma pessoa que  tenha passado por uma situação vergonhosa quando o assunto é cobrança de dívidas.

 

        Isso acontece porque as  empresas se utilizam de estratégias agressivas e ameaçadoras ao fazerem a cobrança do suposto débito,  enviam mensagens de texto, com frases como “processo de penhora em andamento”, “possível busca e apreensão” ,  “ o oficial de justiça irá até a sua casa” , deixam recados com parentes e realizam ligações no seu local de trabalho.

 

          Se você já passou ou vem passando por essas situações , saiba que isso  não é permitido pela legislação brasileira.

         Outra situação que não é permitida é a ligação em  qualquer horário. A cobrança por meio de telefonemas deve ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8hs (oito horas) às 20hs (vinte horas), e aos sábados, das 8hs (oito horas) às 14hs (catorze horas), nos feriados as ligações  telefônicas  são proibidas.

      A empresa que descumpri algumas das regras acima deve ser processada  pelo consumidor e responderá pelas sanções previstas no art. 71 e aos demais preceitos dos artigos 57 a 60 do Código de Defesa do Consumidor.

       Todos os dias, as empresas de cobrança ignoram a legislação nacional.

     Ao ser cobrado indevidamente ou de forma irregular, solicite   que a empresa efetue as cobranças através de e-mails ou mensagem de texto, pois, com isto fica mais fácil provar o constrangimento e possíveis cobranças indevidas.

    Outra forma de se precaver e produzir provas contra essas empresas é por meio de aplicativos de celulares, que registra e identificam de onde partiu a ligação e podem ser apresentadas em juízo como prova, para pleitear a competente ação indenizatória.

               Defenda-se contra o abuso das cobranças, associe-se a ANUCC´S

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