Cobrança Agressiva
Quem não conhece uma pessoa que tenha passado por uma situação vergonhosa quando o assunto é cobrança de dívidas.
Isso acontece porque as empresas se utilizam de estratégias agressivas e ameaçadoras ao fazerem a cobrança do suposto débito, enviam mensagens de texto, com frases como “processo de penhora em andamento”, “possível busca e apreensão” , “ o oficial de justiça irá até a sua casa” , deixam recados com parentes e realizam ligações no seu local de trabalho.
Se você já passou ou vem passando por essas situações , saiba que isso não é permitido pela legislação brasileira.
Outra situação que não é permitida é a ligação em qualquer horário. A cobrança por meio de telefonemas deve ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8hs (oito horas) às 20hs (vinte horas), e aos sábados, das 8hs (oito horas) às 14hs (catorze horas), nos feriados as ligações telefônicas são proibidas.
A empresa que descumpri algumas das regras acima deve ser processada pelo consumidor e responderá pelas sanções previstas no art. 71 e aos demais preceitos dos artigos 57 a 60 do Código de Defesa do Consumidor.
Todos os dias, as empresas de cobrança ignoram a legislação nacional.
Ao ser cobrado indevidamente ou de forma irregular, solicite que a empresa efetue as cobranças através de e-mails ou mensagem de texto, pois, com isto fica mais fácil provar o constrangimento e possíveis cobranças indevidas.
Outra forma de se precaver e produzir provas contra essas empresas é por meio de aplicativos de celulares, que registra e identificam de onde partiu a ligação e podem ser apresentadas em juízo como prova, para pleitear a competente ação indenizatória.
Defenda-se contra o abuso das cobranças, associe-se a ANUCC´S